quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Origem do Nome Calaça Segundo o Dicionário das Famílias Brasileiras, de Barata e Cunha Bueno CALAÇA: Sobrenome, primitivamente alcunha. Do ant. subst. calaça, que sign. «costela de porco, ou banda», ou de um provincianismo de Portugal que sig. "preguiça, homem preguiçoso, calaceiro" (Antenor Nascentes, II, 56, 337). Houve uma antiga família, procedente dos antigos Rodrigues Calaça, que passou à Ilha da Madeira, onde vivia João Rodrigues Neto Calaça, cujo inventário foi feito em 1531. Deixou numerosa descendência (Nobiliário da Ilha da Madeira, III, 412). Brasil: Família de Alagoas estabelecida no Rio de Janeiro, para onde passou Dr. Aristides Ambrosino Gomes Calaça [c.1854, Água Branca, AL - 1924, RJ], filho do Major Manuel José Gomes Calaça e de Isabel Gomes de Sá. Deixou geração (seis filhos) do seu casamento, no Rio, em 1879, com Henriqueta Elisiária de Castro Ferrão, natural do Rio, filha do capitão-tenente João Francisco de Macedo Ferrão. Família estabelecida no Espírito Santo, à qual pertence Gastão Rodrigues Calaça, falecido antes de 1825, que deixou geração do seu casamento com Ana Maria da Penha. Foram pais de Alexandre, Francisco, José, Vitória e Catarina (Rheingantz, TC-2). Cristãos Novos: Sobrenome também adotado por judeus, desde o batismo forçado à religião Cristã, a partir de 1497. No Rio de Janeiro, registra-se João Rodrigues Calassa [1645, Elvas, Portugal- ?], «cristão novo», senhor de engenho, sentenciado no auto-de-fé de 1713, condenado à abjuração em forma, cárcere e hábito perpétuo. Deixou geração do seu casamento com Madalena Peres (Wolff, Dic., I, 31). Heráldica: um escudo em campo azul, um leão de ouro armado de vermelho. Timbre: o mesmo leão (Sanches Baena, II, 37). Portugal - um escudo em campo azul, com nove vieiras de prata, postas 3, 3 e 3. Timbre: um chapéu de romeiro azul, com a aba levantada à direita e carregada de uma vieira de prata. CALAÇAS Família estabelecida na Bahia, à qual pertence Manuel Pedro de Souza Calaças, Coletor de Rendas Provincial na Comarca de Geremoabo, em 1881. Calaça. É apelido dos primeiros povoadores do arquipélago da Ilha da Madeira, especialmente no Porto Santo. A oeste do Ribeiro Seco e junto ao mar, há um prédio rústico e urbano que tem o nome de Quinta do Calaça. Calaça - Procede de João Rodrigues Neto Calaça, filho de Rodrigo Alves Neto (dos Netos, do Algarve, Portugal) e de Beatriz Rodrigues Calaça (dos Calaças. de Portugal). Casou-se com Maior de Cunha, filha de João de Cunha, Escudeiro do Duque de Viseu, D.Diogo, e fez assento no Porto Santo onde deixou geração. Seu filho edificou "grandes e nobres casas" na Rua dos Netos do Funchal. Descendem deste tronco o General Daniel Telo Simões Soares, Coronel João Alfredo de Alencastre, D.Estevão de Alencastre, Bispo de Hawaí, falecido a 9 de Novembro de 1940, e outros.

Origem do Nome Calaça
Segundo o Dicionário das Famílias Brasileiras, de Barata e Cunha Bueno



CALAÇA: Sobrenome, primitivamente alcunha. Do ant. subst. calaça, que sign. «costela de porco, ou banda», ou de um provincianismo de Portugal que sig. "preguiça, homem preguiçoso, calaceiro" (Antenor Nascentes, II, 56, 337).
Houve uma antiga família, procedente dos antigos Rodrigues Calaça, que passou à Ilha da Madeira, onde vivia João Rodrigues Neto Calaça, cujo inventário foi feito em 1531. Deixou numerosa descendência (Nobiliário da Ilha da Madeira, III, 412).

Brasil: Família de Alagoas estabelecida no Rio de Janeiro, para onde passou Dr. Aristides Ambrosino Gomes Calaça [c.1854, Água Branca, AL - 1924, RJ], filho do Major Manuel José Gomes Calaça e de Isabel Gomes de Sá. Deixou geração (seis filhos) do seu casamento, no Rio, em 1879, com Henriqueta Elisiária de Castro Ferrão, natural do Rio, filha do capitão-tenente João Francisco de Macedo Ferrão. Família estabelecida no Espírito Santo, à qual pertence Gastão Rodrigues Calaça, falecido antes de 1825, que deixou geração do seu casamento com Ana Maria da Penha. Foram pais de Alexandre, Francisco, José, Vitória e Catarina (Rheingantz, TC-2).

Cristãos Novos: Sobrenome também adotado por judeus, desde o batismo forçado à religião Cristã, a partir de 1497. No Rio de Janeiro, registra-se João Rodrigues Calassa [1645, Elvas, Portugal- ?], «cristão novo», senhor de engenho, sentenciado no auto-de-fé de 1713, condenado à abjuração em forma, cárcere e hábito perpétuo. Deixou geração do seu casamento com Madalena Peres (Wolff, Dic., I, 31).

Heráldica: um escudo em campo azul, um leão de ouro armado de vermelho. Timbre: o mesmo leão (Sanches Baena, II, 37). Portugal - um escudo em campo azul, com nove vieiras de prata, postas 3, 3 e 3. Timbre: um chapéu de romeiro azul, com a aba levantada à direita e carregada de uma vieira de prata.

CALAÇAS
Família estabelecida na Bahia, à qual pertence Manuel Pedro de Souza Calaças, Coletor de Rendas Provincial na Comarca de Geremoabo, em 1881
.

Calaça. É apelido dos primeiros povoadores do arquipélago da Ilha da Madeira, especialmente no Porto Santo. A oeste do Ribeiro Seco e junto ao mar, há um prédio rústico e urbano que tem o nome de Quinta do Calaça.
Calaça - Procede de João Rodrigues Neto Calaça, filho de Rodrigo Alves Neto (dos Netos, do Algarve, Portugal) e de Beatriz Rodrigues Calaça (dos Calaças. de Portugal). Casou-se com Maior de Cunha, filha de João de Cunha, Escudeiro do Duque de Viseu, D.Diogo, e fez assento no Porto Santo onde deixou geração. Seu filho edificou "grandes e nobres casas" na Rua dos Netos do Funchal. Descendem deste tronco o General Daniel Telo Simões Soares, Coronel João Alfredo de Alencastre, D.Estevão de Alencastre, Bispo de Hawaí, falecido a 9 de Novembro de 1940, e outros.

3 comentários: